ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia

Reforçamos a colaboração entre a Catalunha e o Araguaia

domingo, Junho 2, 2019

Desde a Catalunha, nós, da Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga, estamos vivendo com preocupação a atual situação política no Brasil. A extrema direita governa o país desde o mês de janeiro e o discurso de ódio aos grupos minoritários; em favor da posse e uso de armas; contrários à liberdade dos povos indígenas; negacionistas da mudanças climática; contra a dignidade da mulher e dos coletivos LGBTI, etc. estão começando a se concretizar em declarações institucionais, políticas e leis que só promovem o enfrentamento, a exclusão, a pobreza, o racismo e a falta de liberdades.

Vendo que o avanço da extrema direita e, em geral, da “política do ódio” não é apenas um problema brasileiro, mas nos afeta a tod@s de muito perto, desde a Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga pensamos que é necessário dar um passo adiante no compromisso de defender as "causas do Bispo Pedro”, que temos assumido desde a nossa fundação em 1989.

Por estes motivos, no ano de nosso 30 aniversário, queremos unir a nossa organização com a associação que o Bispo Pedro fundou no Brasil, a Associação ANSA, de São Félix do Araguaia. Juntas, Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga e ANSA fortaleceremos o trabalho que realizamos, dia a dia, de maneira concreta, em favor das pessoas, grupos e povos mais vulneráveis ​​e multiplicaremos a luta pela democracia, a justiça, a solidariedade e a esperança.

Para darmos este passo, no entanto, precisamos do teu apoio e da tua participação. Como você sabe, somos associações humildes, baseadas na vocação e no compromisso. É por isso que, nestes “tempos sombrios”, precisamos estar unidos e esperançados junto aos camponeses, aos povos indígenas e a todas as pessoas ou coletivos que sofrem discriminação e/ou pobreza. Como o nosso Bispo Pedro disse: "Vamos deixar o pessimismo para tempos melhores".

Muitos de vocês já contribuem com a Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga desde a Espanha, mas para podermos ampliar a nossa colaboração com os projetos que são feitos no Brasil pela Associação da ANSA, lhe pedimos que aumente a sua ajuda financeira ou que se faça apoiador das Causas do Araguaia caso ainda não o seja.

Pense que, com pouco mais de 5.000 euros por ano, podemos manter, por exemplo, o projeto que facilita pequenos créditos a 300 famílias do Araguaia, para que possam montar ou expandir negócios para sobreviver. São pequenas contribuições, mas beneficiam muitas pessoas!

Além disso, entre tod@s estamos lançando desde já dois novos canais de comunicação, para que você possa conhecer em primeira mão qual é a situação no Brasil, quais são os problemas da Amazônia, como está sendo o trabalho do bispo Casaldáliga e da Associação ANSA, etc. Diretamente desde o Araguaia e desde Barcelona, sem intermediários.

Também, três vezes ao ano, te enviaremos uma nova newsletter explicando tudo o que estamos fazendo aqui na Espanha e no Brasil, para que tenha informação transparente e direta. Vamos fazer juntos, ”entre o Llobregat e o Araguaia”, fortalecendo os caminhos da esperança.

Por enquanto, você pode nos seguir no Twitter com o usuário: @CasaldaligaANSA e no Facebook, na página CasaldaligaANSA (Casaldàliga-ANSA - Inicio | Facebook) que acabamos de lançar.

Também convidamos você a visitar o site da Associação ANSA: Bem-vindo à ANSA | ANSA e da Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga Araguaia amb el Bisbe Casaldàliga, onde encontrará muita mais informações sobre o trabalho que fazemos junto aos camponeses, aos povos indígenas e àqueles que mais sofrem. Estamos fazendo entre tod@s!

Além do mais, pode nos escrever para araguaia@pangea.org ou nos visitar a cada segunda e quarta quinta-feira do mês, entre 18h e 20h, na sede da organização Justiça e Paz, na rua Roger de Llúria, 126, 3º andar, de Barcelona.

 

Vamos responder ao medo com união!!

Back To List