ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia
A I Feira Agroecológica no PA Dom Pedro nasceu pela iniciativa do Grupo de Mulheres que se organizaram para fazer acontecer esse primeiro grande encontro para comercializarem sua produção e eliminar gargalos de comercialização dos produtos locais da agricultura familiar, que vinham sendo comercializados na feira quinzenal em São Félix do Araguaia... Leia a íntegra AQUÍ
Mais um ano, o projeto da Fábrica de Polpa de Frutas da ANSA inicia o processamento de Mangaba! A mangaba é o fruto da mangabeira (nome cientifico: Hancornia speciosa), árvore rústica que pode chegar a dez metros de altura e é típica do bioma Caatinga, mas também pode ser encontrada em fisionomias do Cerrado, como aqui no Araguaia. A mangaba tem sofrido com o desmatamento da vegetação nativa para dar lugar a plantações de soja, correndo risco de desaparecer desta faixa de terra. O suco feito da polpa de Mangaba, misturada com água ou leite, é cremoso e com um leve visgo, característico da fruta. De aroma suave e sabor doce, o suco da mangaba é delicioso! Venha experimentar e/ou faça a sua encomenda na ANSA!
Por segundo ano consecutivo, a ANSA e a OECA organizam, no cais da cidade de São Félix do Araguaia, a IIª Feira de Economia Solidária!! Mais de 25 expositores/as que desenvolvem trabalhos no âmbito da cooperação, da solidariedade e da ajuda mutua irão participar de um evento para expor as suas criações e potencializar os seus negócios. Com o apoio do projeto de microcrédito da OECA, o Crédito Popular Solidário, que desde o ano 2000 tem apoiado mais de 500 pequenos negócios e emprestado mais de 5 milhões de reais, os clientes tomadores de microempréstimos, irão mostrar tudo o que sabem fazer e fazem de bom para o Araguaia e para a construção de um mundo mais justo e solidário. Estão todas/os convidadas/os!!!
Comunicamos que se encontra disponível no link AQUI o boletim informativo da Vª e VIª Mostra Sócioambiental do Araguaia. Com mais de 1.500 participantes e 100 expositores, a Mostra vem se configurando como o maior ponto de encontro da Agricultura Familiar, dos Povos Indígenas e do movimento Socioambiental da região do Araguaia. Por isso, convidamos a todas/os a lerem o boletim informativo que elaboramos! Boa leitura!! 
A VI Mostra Socioambiental do Araguaia e V Feira de Economia Solidária, de São Félix do Araguaia (MT), reuniu, entre os dias 15 e 17 de junho, agricultores familiares de assentamentos rurais, comunidades indígenas, técnicos e estudantes da região em um evento diversificado que contou com seminário, oficinas, exposição e apresentações culturais. ¨A proposta da Mostra é mostrar aos moradores da cidade a riqueza de produtos e atividades que existem nos assentamento”, explicou Ana Lúcia Silva Souza, da Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA), instituição que organiza o evento. (*) Escrito por Tatiane Ribeiro para a Rede de Sementes do Xingu. LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Páginas